Geografia

1) ASSISTA OS VIDEOS:

a) A Origem do Planeta Terra   
b) Placas Tectônicas
c) A força do Plante Vulcões
  2) Por que não há terremotos no Brasil?
Terremotos são raros no Brasil porque o País está localizado no centro de uma das grandes placas que compõem a superfície terrestre. Os terremotos acontecem nos limites entre as placas, onde há uma constante movimentação. Por isso, países localizados nos limites entre duas placas são os principais alvos desses desastres naturais. Acreditar que o Brasil está a salvo de terremotos, no entanto, é um grande engano. Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais localizou 48 falhas geológicas no território brasileiro, locais onde potencialmente podem ocorrer terremotos. Em seis deles, inclusive, já foram registrados tremores. Todos os anos, vários tremores acontecem no Brasil e passam quase despercebidos porque são de pequena magnitude ou acontecem em áreas desabitadas. Um dos maiores tremores ocorridos no Brasil foi em janeiro de 1955, em Porto dos Gaúchos, a 300 km de Cuiabá, em Mato Grosso, atingindo 6,3 na escala Richter. Caso fosse uma área povoada, teria causado estragos consideráveis.

b) Porque no brasil não possuem vulcões?

Porque o Brasil não esta em cima das placas tectônicas... os vulcões se formam quando duas placas se chocam e sobem


PARTE 1
http://www.youtube.com/watch?v=NCi-Tsd86ec 
http://www.youtube.com/watch?v=O6wEO6c89Y0
PARTE 2

O vídeo nos mostra que o consumismo é um ciclo meio que não podemos controlar. A mídia retorce as verdadeiras histórias das coisas, de como elas são perigosamente fabricadas. Sem nenhum cuidado os produtos, na maioria tóxicos destroem nosso planeta. Com isso ela a mídia faz com que compremos e compremos, sem saber como vai afetar na vida do ser humano. Todos nós sabemos que a consequência não é nada boa, e quem acaba pagando o pato do consumismo exagerado é o nosso planeta.

Precisamos repensar nos nossos atos, como fazer o planeta terra sofrer bem menos. Como o próprio vídeo diz “a reciclagem é uma opção” , mas não é o suficiente.




O QUE E REDE GEOGRÁFICA

Rede Geográfica: “conjunto de localizações sobre a superfície terrestre articulado por vias e fluxos” (Roberto Lobato Corrêa, Redes Geográficas e Teoria dos Grafos) 


“A rede faz e desfaz as prisões do espaço tornado território: tanto libera como aprisiona. É porque ela é “instrumento”, por excelência, do poder” (RAFFESTIN, 1980) 



“Os poderes centrais dedicam, agora, mais à mobilidade das idéias e das ordens do que àquela das pessoas.” (P. Claval, 1989) 



‘Os fluxos, de todo tipo – das mercadorias às informações pressupõe a existência das redes.” (Dias, 1995) 



“A primeira propriedade das redes é a conexidade – qualidade de conexo -, que tem ou em que há conexão, ligação. Os nós das redes são assim lugares de conexões, lugares de poder e de referência, como sugere Raffestin” (Dias, 1995)





Mapa: Especialização e troca entre filiais de uma corporação  automobilística do Sudeste Asiático


Nenhum comentário:

Postar um comentário